quarta-feira, maio 24, 2017

Família Frezze, origem e outras curiosidades




Pequeno resumo sobre o que consegui reunir a cerca da história da minha família.







No Brasil, a Família Frezze, da qual faço parte, está espalhada entre as Regiões Sul (PR), Sudeste (SP), e Norte (Acre) do Brasil. Devido a este fato, havia pouco comunicação entre nós, e em São Paulo, o pouco que sabíamos era que a família veio de navio, na época da imigração italiana. Inclusive minha avó relata que, como as embarcações demoravam meses, um de meus tios avôs nasceu no Navio vindo da Itália para o Brasil.

 Eis aqui um registro que mostra a chegada da família Frezze no Brasil:








 Notem que na Itália a pronuncia diante de algumas consoantes é diferente da pronuncia na língua portuguesa, como é no caso da letra "T" , que quando precede a letra i não tem aquele som chiado do protuguês falado no Brasil. Se você fala, por exemplo, “tia” um italiano pensará que se escreve “cia”. Essa pronúncia chiada do brasileiro nos casos de d + i e do t + i cria grande confusão. No caso do t + i que pronunciamos como “tchi” você deve procurar tirar o “ch” da pronúncia e fazê-la soar mais dura. Vamos dar uma repassada nas letras do alfabeto italiano e a pronúncia de cada uma delas.

C – tchi (lembre-se que “tchau” – com esta pronúncia – em italiano se escreve “ciao”)

Como exemplo, cito o caso da Pizza, em que "zz" tem som de "TS"

Assim, nas gravações históricas, a Família tem sua grafia cunhada de "Famiglia Freccia", o que depois "Freccia" foi grafado como "Frezza", conforme vimos na Certidão acima.











ASCRITTA     AI SEDILI     DI :


Vejam os registros do nome da Família, e da arma (falarei disso mais adiante) no altar da Capela della Natività :



  1. Altar



© Napoli - Cappella gentilizia Famiglia Freccia o Frezza, situata accanto alla Cappella della Natività.



2. Zoom em que mostra a Inscrição do Nome da Família
© Napoli - Cappella gentilizia Famiglia Freccia o Frezza, situata accanto alla Cappella della Natività.



3. Zoom em que mostra a arma da Família, usado nos brasões, escudas, etc.



© Napoli - Cappella gentilizia Famiglia Freccia o Frezza, situata accanto alla Cappella della Natività.


Tudo leva a crer, que na chegada da Família, o escrevente ao ouvir uma pronuncia em italiano para "Frezza", escreveu "Frezze" nas Certidões. Após esta curiosidade, gostaria de compartilhar a origem da família, com o pouco que descobri, graças ao advento da internet.


Conforme falei acima sobre a "arma da família", gostaria de começar falando sobre ela.



Arma
Arma: azure três bandas de ondas de ouro, com a cabeça de ouro representada por 3 flores-de-lis azuis sobre um fundo amarelo, e dividida horizontalmente pela cor azul, contendo ainda três ondas amarelas.


Explicando o significado dos símbolos na arma.
1. As cores (os esmaltes):


    a) Amarelo: Representa o Ouro e o Topázio, 
 Símbolo de nobreza, riqueza e poder, também conhecido como Sol (em brasões reais), ou topázio (em brasões da nobreza), representado em desenhos coloridos pela cor amarela (ouro), e em desenho não-colorido porém com ponteados miúdos. 

b) Blau, ou Azure: Representa a Safira, 
Símbolo de zelo, lealdade, caridade, justiça, lealdade, beleza e boa reputação, também chamado de Júpiter (armas reais) ou safira (nobres titulados), celester ou blau. Pode ser representado pela cor azul (em desenhos coloridos), ou por várias linhas horizontais, (em desenho não-colorido).



2. Os Símbolos (as figuras):


a) Flor-de-Lis. A flor-de-lis é símbolo de podersoberaniahonra e lealdade, assim como de pureza de corpo e alma. É um símbolo usado no escotismo, na maçonaria, na alquimia e em algumas religiões. Estamos diante também de um símbolo religioso. Para os cristãos, ela não só representa a virgindade de Maria e a pureza do anjo Gabriel, como as pessoas Pai, Filho e Espírito Santo num só Deus - a Santíssima Trindade.
A pétala central apontada para o alto também é vista como uma indicação para o Norte. Por isso, além de trazer o significado de melhora e desenvolvimento, essa flor também é o símbolo do movimento escoteiro. Com isso, ela representa também a lealdade, o altruísmo e a abdicação em favor da outra pessoa. Muitas vezes, ela também é vista como um símbolo de resistência, já que nasce em locais adversos. Ao mesmo tempo, portanto, essa flor simboliza a guerra e a paz, a nobreza e a simplicidade, o antigo e o atual, gerando interpretações diversas para cada caso.


b) Ondas heráldicas. A linha de partição na heráldica, são atributos usados para dividir e variar os campos do escudo. As linhas são por padrão retas, mas podem ter muitas formas diferentes. Às vezes, cuidados devem ser tomados para distinguir esses tipos de linhas a partir da utilização dessas com cargas heráldicas incomuns e não-tradicionais. As faixas onduladas em esmalte azul, simbolizam a água dos rios, simbolizam também, zelo, caridade e lealdade. Pelo fato de ser três ondas, indica o  apreço da família pela numerologia e o dever sagrado da religião.



Localização: Nápoles, Ravello e Região da Calábria

a) no mapa Calábria na "Ponta da Bota"


b) No mapa vemos Nápoles, um pouco mais acima de Calábria.





















c) Ravello no Mapa

















Fotos da Região e dos Castelos de Calábria, Nápoles e Ravello.


Calabria vista do Mar

Castelo de Calabria

Nápoles vista do alto

Castelo de Nápoles

Ravello, visto do alto

Castelo de Ravello



Títulos Nobres da Família Frezze


Família Frezze Barão de:


  1. Macchia 
  2. Meda 
  3. Roccaromana


Família Frezze Duque de

  1.  Castro 



2. San Felice





























Família Frezze Patrício de

  1.  Ravello














2. Nápoles






Para quem desejar entender melhor a questão da nobreza italiana, segue infográfico.



© Stemma Famiglia Frezza, duchi di San Felice


Gravura feita a mão, pelo Geronimo D. Frezza que tinha uma grande família, mas desapareceu. Seu herdeiro foi Scipione Frezza júnior que morreu em sua vontade estabelecendo que ele fosse encontrado alguma família nobre da mesma Frezza dentro de 10 anos e que este era o seu herdeiro. Dez anos depois e não ser o herdeiro, o vice-rei e do Conselho Collateral R. prorogarono o prazo de dez anos. Este incidente ocorreu que apareceu de Nápoles Cesare D. Frezza, assento nobre de Nido e reivindicou a herança para seu filho Andrea D. Young de excelente caráter, que foi reintegrado à classe nobre e autorizados a participar nas eleições para o magistrado. Em seguida, a construção da nova sede Port'Ercole foi enumerada na lei entre os nobres e atualmente vive com prole numerosa e é um grande patrícia. 





Arma, Escudo, Brasão e Coroa da Família Frezze









Vejam a arma da Família Frezze encravada na entrada da Basílica de Santa Maria Novella



Curiosidades da praça de Santa Maria Novella e da fachada da sua Basílica, onde consta o Brasão da Família Frezze.


Localizado no coração de Florença, a poucos passos da estação central, a praça Santa Maria Novella atrai dezenas de turistas. Graças, também, a sua igreja, uma síntese da arquitetura do gótico ao Renascimento.
A Praça de Santa Maria Novella é uma das praças mais bonitas de Florença e ocupa o coração da antiga cidade. Fica pertinho do Duomo e da estação central, uma localização estratégica para aqueles que  chegam em Florença  e atrai todos os dias dezenas de turistas fascinados pela fachada da igreja, que é a síntese mais completa da arquitetura de Leon Battista Alberti.
Em 1287 iniciou-se a construção da praça, e as obras, inicialmente foram  à custa do município que decidiu permitir aos fiéis um espaço mais amplo para os cultos. As mudanças continuam hoje, a  administração da cidade para tornar o local ainda mais verde, dicidiu fazer  a inserção de canteiros de flores, não ficou bonito?
Giovanni Signorini (Firenze 1808-1862) Il Palio dei cocchi in Santa Maria Novella, 1844
Giovanni Signorini (Firenze 1808-1862) Il Palio dei cocchi in Santa Maria Novella, 1844
A Praça de Santa Maria Novella sempre foi escolhida como o local para eventos, na Idade Média  ficou famosa pelo Palio dei Cocchi, uma espécie de corrida de bigas. Hoje  a praça é escolhida como local de eventos e feiras como o Festival do Gelato, Mercados de Natal, etc.
E sobre a igreja ? Nem todo mundo nota, mas a fachada da Igreja está decorada com alguns objetos curiosos: a esquerda há esfera armilar, e a direita um relógio de sol colocados em simétrica à porta da frente. São instrumentos astronômicos implantados durante o Granducado do Cosimo I por Egnazio Danti, um eminente matemático e astrônomo, que aliás era um frei, que usou esses instrumentos para realizar seus estudos.




História e Origem  (tradução livre do italiano)

A família Frezze ou Frezza é um dos mais antigos e mais nobre da cidade de Ravello; mencionado pela primeira vez em 1100 com Orso Freccia.
Ele ramificou-se em Nola, Tropea, Barletta, Trani e Nápoles, onde foi atribuído ao Ninho do assento napolitana Patrícia.
Em 1217 John foi arcebispo de Manfredonia.
Em 1275 Niccolò Arrow, Nicola Confalone, Tommaso Coppola, Alexander de afligido Andrea Bonito, Matteo Rufolo, Nicola Acconciaioco, Ganizzo Palma e Angelo Pironti, emprestou ao rei Carlos I de Anjou a grande soma de mil onças de ouro recebendo como penhor a coroa real cravejado com pedras preciosas. Seguintes Nicholas tornou-se conselheiro do rei Carlos II de Anjou eo tenente Grande Prothonotary do Reino.
James, era um conselheiro do rei Charles II, e mais tarde rei Robert de Anjou; Foi 1300-1321 Juiz do Grand Court do Vicariato.
Em 1419 ele obteve a Casa pela rainha Giovanna II de Durazzo dispensa parcial de impostos em Ravello.
Em 1340 Nicholas, Senhor do Baiano e San Marzano, foi criado Baron Macchia do Rei Robert; alguns anos mais tarde, James foi nomeado Barão de Meda e Roccaromana.
Em 1539 Marino, Presidente da Casa Real de Sommaria, foi assessor do imperador Carlos V de Habsburgo-Espanha; de obras famosas, incluindo "De suffendis" eminente jurista tratada e autor.
Em 1553 o feudo de Castellabate, no Principado Citra, John Sanseverino, conde de Marsico, aprovada em Marino Freccia.

Marino Freccia


Andrea,considerado o homem de armas valentes, que se distinguiu na batalha de Lepanto, em 1575 ele foi criado Duque, título imposta em 1575 na propriedade de S. Felice.
Casato foi recebido na Ordem de Malta em 1596.
Albina Toraldo casou Francis, príncipe de Massa, que foi morto durante a revolução de Masaniello.
A família está registada na Lista de Nobres de 1922, com o título de duque de S. Felice e Patrícia de Ravello, na pessoa de Duque Carlo Frezza, um cavaleiro do Constantino S, George, nascido em Nápoles em 1874, filho de Inácio († 1881) e Marianna Dentice das estrelas das contas de St. Maria Ingrisone.

Esta família nobre é da antiga cidade da fértil Ravello,quando mudou-de por alguns anos de suas cidades originais em Nápoles, onde ela foi internada para desfrutar prerrogativas entre outros nobres do assento do ninho, e eu respeito o que se seguiu desde rei reinante de Anjou, como nos últimos anos antes de Joan diz ANTONELLO FREZZA por um dos ninho do Square, bem como Nicolo 'no momento de tal re lêem registra as memórias Royal Mint honrados de alguns personagens do mesmo, mas não conspícuo e Illustre não ter superado o grau de Cavalheiros de assentos, e sendo a maioria deles pobres da fortuna foram aplicadas a ciência jurídica, de modo em tempos antigos, como nos anos mais próximos, e ignorando o mais velho dos quais ele leu sem fim em estes registos, como FRANCESCO ANDREA em Abruzzo e na hora certa Charles I da Regio diretor e advogado dos pobres Nicolo', para os dias de Durazzo e o aragonês, então, o tempo mais perto CIA desde a época de reinante de Re austríacos, ele não tem nenhuma memória de Antonio da mesma forma jurista, cujo desejando cartões pedigree-se aos tempos atuais. Eu digo que ele tinha dois filhos, ou seja, que CALAMARINO, que tarde Real Conselheiro, e escreveu o famoso tratado de Sub Feudis, e CARLO de CALAMARINO e Luisa Scattaretica Noble Salernitana sua esposa, nasceu entre os outros filhos Dezio que você fe pai de MARINO, e FABIO que tarde duque de Castro, com Giovanna Vncenza Macedonio; MARINO com Donna Ippolito Orsini de Condes de Piacentro e depois de Oppido, pai de duas filhas que estavam Elvina Donna, e Donna Maria. Mulher Elvina teve três maridos, o primeiro foi Don Fabio Castro Duke seu tio Carnal, com quem não tem filhos Fe, o 2º foi Alessandro Pallavicino noble Genovese, com quem teve vários filhos, entre os quais Don Carlo Pallavicino, que fe cônjuge Donna Laura Pignatello de Duques de Montecalvo, e fù Capitão da Guarda, Don Pietro, eo cardeal de Aragão irmãos Viceroy ambi de Nápoles, e 3 fù Don Francesco Toraldo príncipe de Massa, e master of general Philip campo IV em Espanha, que, em seguida, foi miseravelmente assassinado em 1647 pelo tumulto de Nápoles as pessoas que haviam eleito por seu Capitão general, e com isso seu terceiro marido uma filha casada em Nápoles ao Regent Don Melchiorre de Navarra e Cavaleiro vestuário Alcantara, que era então vice-rei de Aragão, e ultimamente tem exercido Carregar o Reino do Peru. Mulher MARIA irmã chamada Elvina, da mesma forma que ela teve dois maridos, Giovanni Battista foi o primeiro regente do assento da família Montanha extinto, ea 2ª Ri Francesco Macedonio de Assento do Porto.
De CARLO segundo filho de Antonio, irmão de MARINO recomendar Regio, teve que esposa Delia Dentice os da Estrela, e com ela engendrou CARLO, e Andrea. caso CARLO com Beatrice Pignone, a partir do qual mais de dois machos, que eram Theatines religiosa, da mesma forma tinha duas filhas casou com Constance uma chamada para Dezio Favilla Presenzano Duke, eo outro Donna Anna, Alessandro Cortese pobre cavalheiro, Sorrento, e ordens Na verdade, essas duas irmãs eram pouco respeitável de sua modéstia. ANDREA irmão Carlo foi também ele Doutor em Direito, e teve duas esposas, a primeira casa Sellarulo nobre Beneventana, o que lhes trouxe uma comida de conforto dote, pois ele como a maior parte de sua pobre família bens materiais, com quem , entre outros, fè CESARE disse Ceccio, ea luz, o 2º fù Vittoria Massaniello de Marchesi de Teana, com o qual fe outra filha chamada FELIZ. Estas duas irmãs ainda eram pouco pudica, embora o corpo muito bonito, porque CHIARA ter sido por sua beleza como a mulher tomada por Andrea Villano, de Marchesi de Polla, e então o homem morto como Don Carlo Pinelli irmão Cosmo Duke de Celenza, que a levou para a Cidade Monteleone, na Calábria, onde permaneceu por alguns anos no governo daquele estado em que, enquanto o marido deu com o seu talento e julgamento satisfação a esses povos, a mulher com a beleza deu a Fabrizio Duke, que ficou viúva Geronima Pignatello sua esposa, e sendo deixado CHIARA viúva do 2º tempo, a morte não seguiu o Pinelli, realizada a Duke sob sua proteção em Monteleone por muitos anos, mas como o Duke em 1664 veio a morte, não tendo claro o que fazer naquelas partes, voltou a Nápoles, mas uma idade avançada.
FELIZ sua irmã era a esposa antes de Geronimo Sicarra noble knight, que, sendo governador da cidade de Cosenza, ele levou sua esposa quando tomando reduzido por Game House, como eles costumam fazer os governadores que muitas vezes fui Biase Oriolo Preceptor da Província, e ser bonita ' o homem eo pouco pudica, iluminado facilmente a desavergonhada amor que então terminou o casamento do referido co Oriolo, seguido pela morte de Sicarra que cresceu na terra de Rende, onde após a morte de Sicarra tinha FELIZ reduzida em um mosteiro daquela terra para dar cor à sua falsa honestidade, e morreu depois de alguns anos a Oriolo, ele foi para o terceiro casamento com a família Don Giuseppe Correale Civil, mas não de nobres Sorrento.CESARE seu irmão tinha três esposas do primeiro fù Casa scondito e viúvo, ela passou o segundo casamento com uma Spagnuola Casa d'Avolos, e da mesma forma que ela tomou mortos o terceiro tais filha FO Maria Amendola de Giovanni Battista presidente de secção, que ficou viúva de Pescolanciano Duke Apruzzo Casa Alessandro, com o primeiro nem os terceiros filhos fe, mas com o segundo fè dois machos, que Don Andrea e Don PIETRO em que duas restringe toda a família, sendo em Ravello poucos anos são um outro ramo dela, Don ANDREA fez sua casa na cidade de Tropea, na Calábria, onde ele se casou e teve filhos. Don PIETRO disse que se une em casamento aqui em Nápoles com Dorotea Giordano filha de Charles que tarde Mercante, Credenziero and Customs de Nápoles que Fu viúva de Michael Beard Santos de Venafro City, e trouxe os ricos dote.Per genealogia consulte as tabelas genealógicas preparados por Serra Gerace e de certificados para o "Royal Comissão Registro de Títulos de Nobreza".


11 comentários:

  1. Muito interessante!

    Poucas pessoas se interessam pela história de sua família, sobrenomes e etc. Então, ao ler alguém pesquisando profundamente sobre o tema, e descobrindo detalhes tão importante da história, é encantador!

    Amo seus textos, suas idéias e sua inteligência.


    Você vai longe..

    Ass: Carolina Madeira de Araújo Lima.

    ResponderExcluir
  2. Bem interessante, sou Frezza ☺️
    Qual seu email pra batermos um papo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. williamfrezze@gmail.com

      mas como anônimo nem sei quando vc receberá!

      Excluir
    2. elenita_frezza@hotmail.com

      Sou Frezza, minha família veio de Vidor no norte da Itália na época da guerra. Se estabeleceram em Morungaba/SP.

      Excluir
    3. Olá Marcia, por gentileza, me envie um e-mail

      williamfrezze@gmail.com

      Excluir
    4. Oi eu também sou Frezza moro no Brasil em São Paulo mais no interior, tenho 13 anos e hoje me bateu muita curiosidade sabia que eu era descendente de Italiano, pois não sabia que era tudo isso. Aqui está uma bagunça e ai ? Vou te mandar um e-mail para ser mais fácil ok.

      Excluir
  3. Ola, mandei uma email para você, eu tenho minha Bisavó que é Frezza (Frezze), ela era da região do Sudeste de SP, o pai dela se chamava José Frezze, mas eles foram separados com a mãe dela morreu (Tereza Fogli), ela e sua irmão vieram para o Paraná, mas depois disso, nunca mais a minha bisavó conseguiu encontrar algum parente dela, principalmente seu irmão mais velho, do qual ela não se lembra do nome. Hoje minha bisa tem 90 anos de idade.
    Meu email: ary-pon@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, por gentileza, me envie um e-mail

      williamfrezze@gmail.com

      Excluir
  4. Que interessante saber tanto sobre esse nome.
    Estava pesquisando mais a respeito da minha herança italiana e descobri que meu Tataravô era um Frezza. Fiquei super interessado e triste em saber que o nome fora abandonado após o casamento de uma de minhas Bisavós, e queria recuperar o nome, lembrança e marca de uma herança tão rica e preciosa. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, meu esposo é da familia Frezze, mas a informação que tenho é que meu sogro vio da Alemanha, para o Brasil, em um navio e foi separado da irmã.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcia, por gentileza, me envie um e-mail

      williamfrezze@gmail.com

      Excluir

Comente aqui....