quinta-feira, janeiro 02, 2020

2020, um novo tempo para novos odres.


2020 chegou, mas para isso 2019 precisou ir.
Assim é tudo na vida, para que o novo surja o velho precisa se desfazer.
Jesus Cristo, em um de seus ricos ensinamentos, disse:
“e ninguém deita vinho novo em odres velhos; de outra sorte o vinho novo romperá os odres, e entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão. Mas o vinho novo deve deitar-se em odres novos, e ambos juntamente se conservarão.
Isso significa que o odre, aquele pequeno saco feito de pele de animais que vemos em filmes, o qual as pessoas usam para guardar água e vinho, já havia recebido pressão interna pela transformação que aconteceu no processo de fermentação anterior, alterando suas estruturas de sustentação, contudo aquele odre velho ainda é suficiente para o vinho velho, mas não para o vinho novo. Isso porque o vinho novo precisa ter seu processo particular de fermentação e as estruturas do velho odre não mais se adequariam às novas pressões. Assim somos nós.
        A década 20 (2020-2029) chegou como um vinho novo de fluxo temporal, mas se nós ainda estivermos agarrados às fermentações da década 10 (2000-2019), então estes novos processos serão vazados e, consequentemente, desperdiçados. Em outras palavras: vinho novo em mentalidade envelhecida é um desperdício.
Há pessoas que não se permitem passar pelo tempo, embora, irremediavelmente, o tempo passe por elas.
O tempo não espera por nenhum de nós, já cantava os Rolling Stones:
"And time waits for no one, and it won't wait for me"" E o tempo não espera por ninguém, e não vai esperar por mim "

Qual é o "espírito do tempo" que te fermenta? O dos anos 10 ou o dos anos 20?

Use a pressão da fermentação dos 10 apenas como aprendizado do que não se deve fazer, do que te levou a se arrepender, se decepcionar, etc.

Certa vez ouvi uma lição do Dr. House:
- "... É o que as pessoas dizem [que o tempo muda tudo]. Mas não é verdade. Fazer as coisas é que muda algo. Não fazer nada deixa as coisas do jeito que eram".

Ser reacionário é se opor a todo o tipo de mudanças, ser revolucionário é querer mudar tudo, mesmo que seja na base da violência, mas a verdadeira sabedoria reside em saber mudar o que é preciso ser mudado e manter o que for preciso ser mantido.

Se algo já te trouxe arrependimento antes, então isso precisa ser mudado.

Aproveite o "espírito do tempo" para se apresentar como uma nova pessoa para si própria, não importa se sempre te viram como uma lagarta de estranheza existencial ou num casulo de isolamento circunstancial, deve chegar a hora de colorir todo este espaço vazio nas suas asas: veja cores, pessoas, lugares, sinta aromas, temperaturas, texturas, experimente sensações, emoções, criações...

A vida é como um sopro, por isso não passe por ela como um suspiro cansado de alguém que não faz nada ou não foi alguém, mas assopre tão forte e com todas as forças do seu pulmão a ponto de ser notado como alguém que foi e fez tudo o que podia para apagar as chamas da apatia e da indiferença que consomem a tantos nesta vida e tentou consumir você também, nesta década de tanta depressão e crises.
        Sim, eu escrevi tudo isso para vocês. Nós nos veremos no fim de nossos sopros, mas antes dei uma pausa para falar isso para você.
Dê o seu melhor, seja odre novo! 
Feliz 2020!

William Frezze